Bancos anunciam prorrogação de dívidas, horários exclusivos e aumento de limites

Diante das medidas das autoridades para contenção da pandemia do coronavírus no país, os bancos anunciaram medidas visando à facilitação das transações por seus clientes.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que os cinco maiores bancos do Brasil (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander), anunciaram a possibilidade de prorrogar as dívidas de seus clientes pessoa física e micro e pequenas empresas por 60 dias.

Essa medida se aplica aos contratos de crédito vigentes com o pagamento em dia, sendo de definição de cada banco, de acordo com os seus critérios, quais linhas de crédito serão passíveis de prorrogação.

Importa ressaltar que a prorrogação não é automática, ou seja, para tanto, o cliente deverá ligar para o seu gerente ou utilizar os canais eletrônicos de atendimento.

Tal medida não abrangerá dívidas no cartão de crédito e cheque especial, e também não é aplicável a boletos de consumo geral – água, luz, telefone –, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos.

Cumpre notar, ainda, que cada banco está optando por reduzir o fluxo de pessoas no interior das agências, bem como alterando o horário de atendimento.

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a Equipe da EK Advogados.