Home > Notícias > Vara Empresarial abrangerá 24 comarcas na região serrana

Vara Empresarial abrangerá 24 comarcas na região serrana

“A especialização de Unidades Judiciárias para atender exclusivamente determinadas matérias foi uma estratégia pioneiramente adotada pelo Judiciário Gaúcho, com ótimos resultados alcançados ao longo do tempo. A Vara Regional instalada não se restringirá ao município de Caxias do Sul, mas abrangerá mais 23 Comarcas da Serra Gaúcha que compõem a 9ª Região administrativa do Tribunal de Justiça”. A manifestação foi da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, durante a cerimônia de instalação da Vara Regional Empresarial da Comarca de Caxias do Sul, ocorrida no dia 03/04/2023.

Esta será a 3ª Vara Regional Empresarial no Rio Grande do Sul, sendo que as primeiras unidades instaladas se deram nas Comarcas de Porto Alegre e Novo Hamburgo.

A Diretora do Foro de Caxias do Sul, Juíza Joseline Mirele Pinson de Vargas, se manifestou no sentido de que “Caxias do Sul é um polo metalmecânico de destaque nacional e necessitava deste melhor aparelhamento nesta área”.

Assim, além de Caxias do Sul, a Vara Regional Empresarial também irá abranger as Comarcas de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Jesus, Canela, Carlos Barbosa, Dois Irmãos, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Igrejinha, Nova Petrópolis, Nova Prata, Parobé, Portão, São Francisco de Paula, São Marcos, São Sebastião do Caí, Taquara, Três Coroas, Vacaria e Veranópolis.

A Equipe de Direito Civil e Empresarial da EK Advogados está à sua disposição para maiores esclarecimentos.

Fonte: Tribunal de Justiça – RS

Outras Publicações

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região mantém justa causa de empregado por comentário depreciativo contra colega

Dissolução de Empresa em Execução Não Caracteriza, por Si Só, Fraude à Execução

Governo lança REFAZ RECONSTRUÇÃO II: oportunidade de regularização de pendências até 17/12/2025

Partilha de lucros e dividendos após a separação de fato: o que decidiu o STJ

Reforma Tributária: Split Payment será opcional no início, restrito ao B2B e implementado somente a partir de 2027

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região confirma justa causa de gestante que abandonou o emprego por mais de 30 dias