Home > Notícias > Lei nº 14.261/2021 cria o Domicílio Eletrônico Trabalhista.

Lei nº 14.261/2021 cria o Domicílio Eletrônico Trabalhista.

Em 17/12/2021 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 14.261/2021 que, além de recriar o Ministério do Trabalho e Previdência, anteriormente incorporado pelo Ministério da Economia, altera a redação do artigo 628-A da CLT instituindo o Domicílio Eletrônico Trabalhista.

O Domicílio Eletrônico Trabalhista foi criado para permitir que o Ministério do Trabalho notifique o empregador, por comunicação eletrônica, sobre atos administrativos, ações fiscais, intimações e avisos em geral.

O objetivo é a formação de um novo canal de comunicação entre o empregador e os órgãos competentes no que se refere a ciência e comunicação de atos administrativos, dispensando a publicação no Diário Oficial da União e o envio por via postal.

Através deste mecanismo o  empregador também poderá enviar documentação eletrônica exigida em ações fiscais e/ou apresentar defesa e recurso no âmbito de processos administrativos. O acesso a ele se dará por meio eletrônico, com utilização de certificação digital ou de código de acesso com os requisitos de validade.

Todo o mecanismo de funcionamento e forma de operação, assim como o link para acesso ao sistema, ainda será oportunamente disponibilizado mediante regulamentação futura do próprio Ministério do Trabalho e Previdência.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Outras Publicações

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região mantém justa causa de empregado por comentário depreciativo contra colega

Dissolução de Empresa em Execução Não Caracteriza, por Si Só, Fraude à Execução

Governo lança REFAZ RECONSTRUÇÃO II: oportunidade de regularização de pendências até 17/12/2025

Partilha de lucros e dividendos após a separação de fato: o que decidiu o STJ

Reforma Tributária: Split Payment será opcional no início, restrito ao B2B e implementado somente a partir de 2027

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região confirma justa causa de gestante que abandonou o emprego por mais de 30 dias