Trabalhista

A EK Advogados busca, tanto de forma consultiva e preventiva, como contenciosa administrativa e judicia,l orientar seus clientes sobre a melhor solução para as questões envolvendo relações de trabalho. Os temas ligados às relações de trabalho dos quais o escritório se ocupa pensando na empresa são:

  • Auditoria Trabalhista;
  • Consultoria Trabalhista;
  • Defesa em Reclamatórias Trabalhistas;
  • Defesas perante Órgãos Administrativos (MPT e MTE);
  • Elaboração de documentos ligados à Relação de Trabalho;
  • Treinamentos sobre procedimentos Trabalhistas;
  • Negociação coletiva e individual;
  • Pareceres;

Auditoria Trabalhista

Ênfase em Departamento Pessoal de acordo com a Reforma Trabalhista


A EK Advogados conta com uma equipe especializada em Direito do Trabalho, estruturada para o atendimento integral das demandas nesta área, atuando tanto de forma preventiva como no contencioso judicial. Dentre os serviços prestados, destaca-se a Auditoria Trabalhista:

O que é Auditoria Trabalhista: É uma atividade especializada, independente e de assessoria à Administração, voltada para o exame, avaliação e confiabilidade dos sistemas estabelecidos pela empresa, visando à observância das políticas, metas, procedimentos, leis, normas e regulamentos vigentes.

Objetivo: O principal objetivo da realização da Auditoria Trabalhista é identificar possíveis falhas nos controles internos da empresa, através da revisão limitada dos procedimentos na área de Recursos Humanos. A auditoria trabalhista objetiva o estabelecimento de ações a fim de evitar demandas judiciais e/ou multas à empresa.

➢ Principais questões abordadas: A Reforma Trabalhista (representada pela Lei nº 13.467/2017) modificou a legislação aplicada às relações de trabalho, com o total de 114 alterações. Além disto, as Leis que regulamentam a Terceirização e o Trabalho Temporário também foram reajustadas. A este respeito, as seguintes questões merecem análise especial:

  1. Novo conceito de Empregador: Grupo Econômico e Sucessão Empresarial;
  2. Novas formas de contratação: Trabalho Intermitente, Teletrabalho; Trabalhador Autônomo Exclusivo e Terceirização;
  3. Contratação de Representante Comercial: contratação e rescisão adequada; pagamento de comissões/valores.
  4. Jornada de Trabalho: novo conceito de tempo de serviço, horas in itinere, novas regras de banco de horas, horas extras e intervalos intrajornada;
  5. Rescisão do contrato de trabalho: rescisão por acordo, plano de demissão voluntária, dispensa coletiva, Quitação Sindical Anual, novos prazos para pagamento e homologação Sindical;
  6. Rubricas de natureza salarial e indenizatórias: adequação e impactos na folha de pagamento – Vale Alimentação/Refeição; Vale Transporte; Benefícios; Valores pagos “extra folha”;
  7. Adequação a Convenção Coletiva da Categoria Sindical: disposições normativas; direitos abrangidos e direitos não negociáveis;
  8. Insalubridade: jornada 12×36; trabalho gestante.
  9. Justa causa: penalidades prévias e documentos pertinentes;
  10. Novas regras sobre Contribuição Sindical;
  11. Novas regras sobre férias;
  12. Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho: adequação aos laudos técnicos e eliminação de agentes caracterizadores de insalubridade/periculosidade – PCMSO, PPRA, PPP, CAT.
  13. Estabilidades: membros CIPA, Acidente de Trabalho, Gestantes, Pré-Aposentadoria.
  14. Cotas de Jovem Aprendiz, Portadores de Deficiência e Estagiários.

➢ Procedimentos: Após a contratação e definição do escopo da Auditoria, inicia-se a execução do trabalho, por meio de amostragem, da seguinte forma:

  1. Exame físico/entrevista: verificação “in loco” na empresa, com questionário de perguntas aos responsáveis;
  2. Exame minucioso de documentos originais: procedimento voltado para a comprovação/conhecimento das transações evidenciadas, bem como exame de assunto auditado;
  3. Conferência dos Cálculos: procedimento voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas, se revestindo de vital importância na exatidão da formação de conclusão;
  4. Relatório Final: apresenta comentários sobre os controles internos da empresa, ressaltando suas deficiências e fazendo sugestões/recomendações construtivas para melhorias e adequações legislativas.

➢ Duração do trabalho: O procedimento completo para realização da auditoria trabalhista leva em torno de 30 a 60 dias, de acordo com o volume de documentos e informações coletados.

Além do serviço de Auditoria Trabalhista, a EK Advogados oferece aos seus clientes serviço de representação em processos judiciais e administrativos relacionados à aplicação das normas trabalhistas perante Ministério Publico do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Justiça do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, entre outros.


Ficou interessado? Entre em contato conosco!


Abrir Whatsapp

Abrir WhatsApp
Atendimento com total privacidade!
Olá! Podemos lhe ajudar?