Trabalhista

A EK Advogados busca, tanto de forma consultiva e preventiva, como contenciosa administrativa e judicia,l orientar seus clientes sobre a melhor solução para as questões envolvendo relações de trabalho. Os temas ligados às relações de trabalho dos quais o escritório se ocupa pensando na empresa são:

  • Auditoria Trabalhista;
  • Consultoria Trabalhista;
  • Defesa em Reclamatórias Trabalhistas;
  • Defesas perante Órgãos Administrativos (MPT e MTE);
  • Elaboração de documentos ligados à Relação de Trabalho;
  • Treinamentos sobre procedimentos Trabalhistas;
  • Negociação coletiva e individual;
  • Pareceres;

Auditoria Trabalhista

Ênfase em Departamento Pessoal de acordo com a Reforma Trabalhista


A EK Advogados conta com uma equipe especializada em Direito do Trabalho, estruturada para o atendimento integral das demandas nesta área, atuando tanto de forma preventiva como no contencioso judicial. Dentre os serviços prestados, destaca-se a Auditoria Trabalhista:

O que é Auditoria Trabalhista: É uma atividade especializada, independente e de assessoria à Administração, voltada para o exame, avaliação e confiabilidade dos sistemas estabelecidos pela empresa, visando à observância das políticas, metas, procedimentos, leis, normas e regulamentos vigentes.

Objetivo: O principal objetivo da realização da Auditoria Trabalhista é identificar possíveis falhas nos controles internos da empresa, através da revisão limitada dos procedimentos na área de Recursos Humanos. A auditoria trabalhista objetiva o estabelecimento de ações a fim de evitar demandas judiciais e/ou multas à empresa.

➢ Principais questões abordadas: A Reforma Trabalhista (representada pela Lei nº 13.467/2017) modificou a legislação aplicada às relações de trabalho, com o total de 114 alterações. Além disto, as Leis que regulamentam a Terceirização e o Trabalho Temporário também foram reajustadas. A este respeito, as seguintes questões merecem análise especial:

  1. Novo conceito de Empregador: Grupo Econômico e Sucessão Empresarial;
  2. Novas formas de contratação: Trabalho Intermitente, Teletrabalho; Trabalhador Autônomo Exclusivo e Terceirização;
  3. Contratação de Representante Comercial: contratação e rescisão adequada; pagamento de comissões/valores.
  4. Jornada de Trabalho: novo conceito de tempo de serviço, horas in itinere, novas regras de banco de horas, horas extras e intervalos intrajornada;
  5. Rescisão do contrato de trabalho: rescisão por acordo, plano de demissão voluntária, dispensa coletiva, Quitação Sindical Anual, novos prazos para pagamento e homologação Sindical;
  6. Rubricas de natureza salarial e indenizatórias: adequação e impactos na folha de pagamento – Vale Alimentação/Refeição; Vale Transporte; Benefícios; Valores pagos “extra folha”;
  7. Adequação a Convenção Coletiva da Categoria Sindical: disposições normativas; direitos abrangidos e direitos não negociáveis;
  8. Insalubridade: jornada 12×36; trabalho gestante.
  9. Justa causa: penalidades prévias e documentos pertinentes;
  10. Novas regras sobre Contribuição Sindical;
  11. Novas regras sobre férias;
  12. Saúde ocupacional e Segurança do Trabalho: adequação aos laudos técnicos e eliminação de agentes caracterizadores de insalubridade/periculosidade – PCMSO, PPRA, PPP, CAT.
  13. Estabilidades: membros CIPA, Acidente de Trabalho, Gestantes, Pré-Aposentadoria.
  14. Cotas de Jovem Aprendiz, Portadores de Deficiência e Estagiários.

➢ Procedimentos: Após a contratação e definição do escopo da Auditoria, inicia-se a execução do trabalho, por meio de amostragem, da seguinte forma:

  1. Exame físico/entrevista: verificação “in loco” na empresa, com questionário de perguntas aos responsáveis;
  2. Exame minucioso de documentos originais: procedimento voltado para a comprovação/conhecimento das transações evidenciadas, bem como exame de assunto auditado;
  3. Conferência dos Cálculos: procedimento voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas, se revestindo de vital importância na exatidão da formação de conclusão;
  4. Relatório Final: apresenta comentários sobre os controles internos da empresa, ressaltando suas deficiências e fazendo sugestões/recomendações construtivas para melhorias e adequações legislativas.

➢ Duração do trabalho: O procedimento completo para realização da auditoria trabalhista leva em torno de 30 a 60 dias, de acordo com o volume de documentos e informações coletados.

Além do serviço de Auditoria Trabalhista, a EK Advogados oferece aos seus clientes serviço de representação em processos judiciais e administrativos relacionados à aplicação das normas trabalhistas perante Ministério Publico do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Justiça do Trabalho, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, entre outros.


Ficou interessado? Entre em contato conosco!


Abrir Whatsapp