Governo altera Normas de Segurança do Trabalho

Sob o argumento de que busca ampliar a competitividade no país, o governo Jair Bolsonaro anunciou mudanças em normas de segurança e saúde no trabalho para reduzir exigências impostas aos empregadores.

No total, existem 36 normas regulamentadoras, conhecidas como NRs, que reúnem 6,8 mil regras distintas sobre segurança e medicina do trabalho. Na primeira etapa do processo de revisão, duas NRs foram modificadas e uma terceira, revogada.

Na avaliação do governo, a regulação vigente representa elevado potencial de multas a empresas por fiscais do trabalho e uma carga que impacta a competitividade dos produtos brasileiros.

A NR 2, agora revogada, exigia uma inspeção de fiscal do Trabalho antes da abertura de um estabelecimento. Para o governo, a revogação diminui a burocracia e reduz a intervenção estatal na iniciativa privada.

A alteração da NR 1 permite, entre outros pontos, o aproveitamento de treinamentos feitos por um trabalhador quando ele muda de emprego dentro da mesma atividade. A regra atual exige que o curso seja refeito antes do início das atividades no novo emprego.

Ainda foi alterada a NR 12, que trata de medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e a prevenção de acidentes no uso de máquinas e equipamentos.

De acordo com o governo, a comissão responsável pelas alterações – composta por representantes do Executivo, dos empregadores e dos trabalhadores – considerou que a regra atual é complexa, de difícil execução e não está alinhada aos padrões internacionais.

Sem retirar a proteção aos trabalhadores, a EK Advogados entende que a medida vai beneficiar especialmente microempresas e empresas de pequeno porte, além de dar maior segurança jurídica às empresas e contribuir para a geração de empregos.

A equipe de Direito do Trabalho da EK Advogados está à disposição para o esclarecimento de dúvidas sobre o tema, assim como para prestar auxílio quanto ao cumprimento e implantação das normas regulamentadoras.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2019/07/entidades-divergem-sobre-alteracoes-de-bolsonaro-em-normas-de-seguranca-no-trabalho-cjyqea3in006201pnfxq1az7a.html